Vassouras

segunda-feira, 30 de maio de 2011

coisas de bruxas...



















para cada uma, um signo, para cada uma, um destino... e para todas a magia de cada coisa...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bolo de Maçã

Postagem antiga que vale a pena reler...
 
 

Receita antiga da família, aprendi com minha tia, que aprendeu com a mãe dela , que aprendeu com a mãe do marido...

Minha Tia dizia que tal receita só podia ser feita nas seguintes ocasiões: dias felizes, comemorações importantes e semana de lua cheia; vai lá se saber o pq. Como hj é um dia feliz, fiz o bolo de maçã da foto aí!!!

Ingredientes:

- 2 xícaras de açúcar
- 200 gr de manteiga
- 4 gemas
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 4 claras em neve
- 1 colher de sopa de fermento
- 3 maçãs picadas

Preparo:

Bater bem o açúcar, manteiga e gemas. Misture a farinha, as claras em neve e o fermento. Por último acrescente as maçãs picadas. Untar a forma com manteiga e farinha. Espalhar açúcar e canela por cima do bolo.

domingo, 22 de maio de 2011

Arruda, Guinê



Como é sabido no Brasil a Arruda, e a Guinê são consideradas plantas de proteção, seja pessoal ou de ambientes.
A primeira é muito recomendada para casos de mau olhado, para isto se sugere um galhinho dela atrás da orelha. Ela pode atingir 1 metro de altura e suas flores amarelas são delicadas e poderosas.


imagem: luciana onofre
 A Guinê, é uma mini antena parabólica, capta tudo! Limpa o ambiente e se estiver ao lado da arruda, será completa a limpeza! Além desse apelo há o de afastar o mal. O de liberar quem a cultiva de energias malévolas. Mas esta planta jamais deverá ser usada no preparo de chá, ela é tóxica!

Meus dois pezinhos de arruda vão bem, crescendo e verdinhos.
O de Guinê está em florada! Ambas ervas são muito usadas em banhos de cheiro e de limpeza. Com suas águas também podemos benzer espaços físicos, e pessoas.
Eis um banho de limpeza simples e eficaz:
(Fase minguante da lua.)


  • Em uma panela esmaltada, de cerâmica ou caldeirão, ferva um litro de água mineral. Quando a água estiver fervendo, jogue dentro um ramo de alecrim, um de arruda e um de guiné colhidos no jardim ou comprados na feira livre. Deixe ferver e abafe a panela. Após uma hora, coe o líquido e tome um banho. Depois do banho cotidiano, jogue o líquido do pescoço para baixo imaginando que toda a energia negativa se dissolve e escorre pelo ralo. Repita este banho durante três dias seguidos. No quarto dia, prepare um banho com as pétalas de três rosas brancas, procedendo da mesma forma. Depois do banho normal, despeje o líquido da sua cabeça aos pés. As folhas e talos que sobram eu costumo deixar no jardim. Minha rosas preferidas para estes banhos, são as rosas-menina, com uma profusão incrível de pétalas.
    E pronto!



    ps: não beba seu banho, não este pelo menos, em doses não sabidas podem estas 2 ervas causar reações negativas no seu organismo.



    Céleres: Enxofre



    Muito usado para fins de banimento, então caso você deseje resguardar sua casa, use Enxofre em pó e polvilhe na parte externa da mesma.
    Além de fazer "una limpia" nos limites da sua propriedade, fará com que mal algum, energia contrária à sua alguma consiga penetrar na sua morada!

    Onde encontrá-lo? Em casas de Santería eu diria de cara, mas sendo aqui na Terra Brasilis, o encontramos em farmácias homeopáticas. 
    Grata,

    Luciana

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Numa Sexta-Feira 13...





Em 2009, criei este blog para uso meu apenas, o pensei como "Livro de Receitas Bruxas" online, uma extensão dos meus cadernos [adoro cadernos], daí mil outros blogs vieram, blogs abertos a solo, ou em coletivos.
E ele ficou como que na estante ganhando poeira... Como podem conferir até 2010 foram apenas 3 escritos, mas tudo tem hora certa.

Assim 2011 é o ano de pegar o vasculhador, retirar poeiras e teias de aranha, e retomar o receituário online, mas não a solo e sim em bela companhia, de outras Bruxas, Senhoras que como eu amam fórmulas, caldeirões, colheres de pau, ervas, sementes, beberagens, garrafadas e ir pelos cômodos das nossas casas sacudindo energias!

E ter nascido numa Sexta Feira 13 diz muita coisa sobre quão benfazejo é hoje convidar amigas queridas para comigo "receitar" coisas boas para nós, e para todos!

Sempre grata,

Luciana Onofre

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Da horta para a panela


Nesse ano de muitas mudanças, resolvi que uma profunda aconteceria na minha vida mágica paneleira, rs.

Na virada do ano, comprei vazinhos, terra, temperos e criei novamente uma horta em casa; desta vez, dentro da área de serviço, longe das cadelas, as mesmas assassinas que comeram todas as plantas de antigamente, rs.

Foi o "primeiro pequeno grande passo" para as energias da mudança, pq eu tinha que iniciar em algum lugar, não é mesmo?

Ok, plantas, vasos, terra e vontade, ficou tudo muito lindo e fofo, mas eu tinha que prometer a mim mesma uma coisa: usar os produtos! Sim, pq na decisão de uma nova horta, veio a vontade de ter e fazer, comidas mais saudáveis. Essa energia transformadora veio com a maternidade e o tempo ocioso em casa e claro, se espalhou pelas panelas mágicas.

Ervas, chás, banhos e temperos agora são mais presentes do que antes; comidas mágicas ou não, são feitas para a família, amigos e divindades, em tardes ou noitadas de muita alegria; essas mesmas receitas são cada vez mais divulgadas e seus resultados comprovados no mundo dos vivos.

Livros de culinária mágica, agora, fazem parte de minha lista de futuras compras e leituras, até comprei o "Cozinhando com os deuses" de Jussara Machado, vamos ver se vale a pena; livros da famosa Márcia Frazão estão sendo analizados, se alguém puder me indicar qual comprar, agradeço!

E vou aos poucos relatando aqui as descobertas, frustações, trocas de receitas e dicas mágicas para nossas cozinhas brilharem como nunca em nossas vidas.

terça-feira, 17 de maio de 2011

A salvia salva!


Essa ervinha è muito conhecida por todos os cantos, mas será que todos conhecem e sabem o quão importante é essa planta?
Conheci a Salvia logo quando entre na bruxaria. Vi minha ‘madrigna’ colhendo umas folhas e colocando em pedaços dentro de uma garrafa de vinho , que depois foi embrulhada em um pano preto e escondido em um canto escuro da dispensa. Perguntei a ela o que era e ela me contou que aquilo era um tonico, que deveria deixar a garrafa ‘descansar’ por uma semana, e depois ser tomar aquele vinho todos os dias, uma dose ao acordar. Este tonico, segundo ela, é um remédio e tanto para prevenir doenças ‘ocasionais’ como gripe, resfriado, diarréia, dor de garganta entre outras..disse também que era um de seus segredinhos de saúde.
Um certo dia perguntei a ela o que eu poderia usar para fazer as pernas de minha mãe desinchai (pois elas incham pela idade), e lá vem ela com mais uma receita de 1 litro d’agua + duas colheres de sal + 5 folhas com flores da bendita Salvia.
Em uma outra ocasião, cozinhando com uma senhorinha de Treviso (Itália) aprendi que Salvia è ótima para temperar comidas como recheio de tortas, carne com batata, verduras em conserva e berinjela com azeite. Claro que deve ser usada em pequena quantidade, pois o sabor è forte e o uso excessivo dela pode minimizar o sabor real da comida e dos outros temperos também.
Certa vez, caminhando pelo jardim de um amigo (também de Treviso) reclamei que ultimamente tinha aparecido muitas aftas na minha língua, e ele me disse que poderia ser uma mà digestão pela mudança repentina de alimentação, e me disse que mastigar uma folha de Salvia durante 3 dias melhoraria muito isso.
Já passei tantas coisas com essa minha amiga Salvia, e em cada um desses momentos aprendi que ela è uma erva ‘x’, que pode ser usada tanto para curar como para temperar aquele cupim ao forno.
Agora vem o pulo da Strega (ou o pulo do Gato, como diz Ana Maria Braga hihihi):Para ser usado como tempero, prefiro o uso dela seca pois como è uma erva de gosto forte, sendo seca o sabor é mais “soft”.
Gosto muito de usar ela fresca para fazer escalda-pés na minha mãe. Para quem tem mà circulação e sofre de inchaço (grávidas principalmente) è uma ótima receita. Coloque umas folhas de Salvia em água quente com duas colheres de sal e deixe o pé de molho por uns 10 minutos massageando sempre!
O chá desta erva è ótimo também para quem tem retenção de líquidos durante a menstruarão, è anti-oxidante e um ótimo diurético!
Bom, fica aqui algumas dicas para vocês.
Se alguém tiver mais uma receitinha sobre essa erva, escreva pra gente ou mande um comentário.
E nunca se esqueçam, Salvia realmente SALVA!