Vassouras

terça-feira, 20 de março de 2012

Comemorando Mabon

 

Como uma filha da Deusa Perséfone não poderia deixar esta data em branco. O Mabon é celebrado Green Man autumn na Segunda Colheita que acontece entre a Primeira Colheita, Lammas e o Ano Novo Pagão (Samahain). No Hemisfério Norte é comemorado no dia 22 de setembro e no Hemisfério Sul no dia 20 de Março. Este Sabbat esta ligado aos Deuses Perséfone, Modron e Mabon, o deus celta do amor. Na ocasião, pedimos ajuda aos nossos antepassados e pela cura de doentes. É também um bonito Sabbat em que agradecemos a nossa colheita e bons frutos do nosso ano. Altares e mesas de Outono sempre são amarelinhas. Data propícia para se conhecer profundamente, pois o deus caminha para a morte com sabedoria. Os rituais estão ligados a limpeza, harmonia e mergulho no eu interior. Então, eu e meu amigo Alan (filho de Odin), fizemos um cardápio dos deuses: Salmão ao Molho de Romã. Depois de mais 5 anos, finalmente fiz uma receita para Perséfone, Arroz com 7 grãos, várias linguiças e tomate, sendo em honra a Odin e deuses de Mabon. Para acompanhar Papilote de Cogumelo que harmonizamos com a deliciosa Cerveja Colomba e para sobremesa Ovos de Aveiro.

Salmão a Rapto de Perséfone

Ingredientes:

043· 1 salmão inteiro de 500 gr

· Azeite

· Mel

· Gotas de baunilha (opcional)

· Sal e pimenta moída na hora  

· Endro

Molho de Romã:

· 1 cebola roxa picada

· 2 romãs (só semente)

· 250 ml de vinho tinto

· Mel

· Creme de Leite

· Pimenta moída na hora

· 100 gr manteiga

· Sal

Modo de Preparo:
Tempere a peça inteira de salmão com sal, pimenta, gotas de mel, azeite e endro. Deixe marinar por mais ou menos 1 hora. Sele numa frigideira quente até formar casquinha dos 2 lados. Cozinhe o restante numa assadeira a 180 º C por mais ou menos 15 minutos com papel alumínio cobrindo o salmão. Reserve.


Molho de Romã:
Cozinhe na manteiga com a cebola até ficar transparente. Adicione as sementes de romã, mel e o vinho e ferva até diminuir a metade do caldo. Acrescente o creme de leite e espere diminuir até metade do caldo. Num liquidificador acrescente a manteiga e o sal. Bata bem e se quiser decore com sementes de romã. Consagre o autoconhecimento a Perséfone.

Arroz do Peregrino

039Ingredientes:

· 1 xícara arroz 7 grãos

· 3 xícaras de água

· 2 dentes de alho amassados

· Azeite

· Linguiças (todos os tipos: calabresa, defumada, apimentada, paio).    

· Endro

· ½ xícara de farinha de milho em flocos

· 2 pimentas dedo de moça sem sementes picada

· 10 tomates cereja

· Sal

Modo de Preparo:
Fritar o alho até ficar transparente acrescente o arroz por pouco tempo. Adicione as 3 xícaras de água até ferver, em seguida abaixe o fogo e tampe a panela por mais ou menos 30 minutos. Depois que estiver pronto, desligue o fogo e acrescente a farinha.
Numa outra panela frite as linguiças com a pimenta. Coloque-as no arroz e para decorar adicione tomates amassados rusticamente. Consagre a Deuses de Mabon.

 

Cogumelos Aonde

057 Ingredientes:

· 300 gr de cogumelos (paris ou shiitake)

· 2 dentes de alho picados (se possível também em conserva) 

· 2 pimentas dedo de moça picadas

· Sal

· 1 pelota de manteiga

· Endro

Modo de Preparo:
Lave bem os cogumelos e misture o alho, sal, pimentas e endro. Pegue um papel alumínio e adicione a mistura com uma pelota de manteiga. Feche muito bem e coloque num prato refratário. Deixe no forno a 180 º C por mais ou menos 45 minutos.

 

Que venham novas colheitas e aprendizados!!!!

domingo, 11 de março de 2012

Risoto Acolhedor de Héstia

 

Depois de um longo tempo sem folga.  Logo depois de fazer meus programinhas foodies como Restaurant Week. Fui curtir minha casinha e descansar. Acendi em meu altar uma velinha de chocolate em honhestia3ra a linda Deusa Héstia.

Héstia, filha de Cronos e Réia, Deusa do Lar e das Lareiras. Irmã mais velha de Hera e Deméter. Sendo cortejada por Poseídon e Apolo, jurou se manter virgem sendo admirada por isso. Héstia tem um Templo em Delfos com as virgens Vestais guardando o fogo sagrado. Quando os noivos se casam havia o “Ritual de Héstia”, ou quando alguém se muda para uma casa recém construída ou ainda um forasteiro se muda para uma cidade, assim se consegue proteção naquele novo ambiente.

Em Roma era chamada Vesta e o fogo sagrado era símbolo do Império. Suas sacerdotisas juravam castidade deveriam seguir a Deusa durante trinta anos. Lá a deusa era cultuada por um sacerdote principal, além das Vestais.

"Que Héstia abençoe e proteja nossos lares,

que nunca nos falte o alimento

que o fogo de nossas lareiras se mantenha sempre aceso!"

*fonte: livro Oráculo da Deusa

Esta receita foi feita especialmente com elementos emocionais, o risoto italiano é um “comfort food” por excelência trazendo colinho de mãe, requeijão além de ser muito fácil e barato aquece o coração e o camarão sempre foi ligado ao amor.

A Héstia habita a casa quando sentimos o aconchego do ambiente, algo espiritual. Por isso certos hotéis e pousadas não possuem este fogo acolhedor. Aqui vai uma receita honrado o aconchego do seu lar, onde você estiver:

Risoto Acolhedor de Héstia

Ingredientes:

Caldo:

  • Cascas e cabeças de camarões (se não tiver substitua por cebola ou cenoura)
  • Água

Risoto:

  • 1 colher sopa manteiga
  • 1 colher sopa azeite 022
  • 1 cebola roxa picada
  • 1 ½ xícara de arroz arbóreo 
  • ½ xícara de vinho branco
  • 200 Gr camarão
  • 1 pote de requeijão
  • 1 pelota de manteiga
  • Sal e pimenta

Modo de Preparo:

Caldo:

Cozinhe as cascas de camarão ou se não tiver faça com pedaços de cenoura ou cebola com óleo até dourar. Cobra com a água numa panela funda até borbulhar. Reserve.

Risoto:

Cozinhe o camarão, reserve num recipiente. Na mesma panela cozinhe com o azeite e a manteiga a cebola até ficar transparente. Adicione o arroz arbóreo até cozinhar. Coloque o vinho branco até evaporar. Acrescente o caldo no arroz mexendo sempre por mais ou menos 20 minutos. Quando o arroz ficar al dente, desligue o fogo e adicione o requeijão, a manteiga, camarões, sal e pimenta. Espere uns 5 minutos até ficar na textura. Mexa bem e de preferência sirva em bowls, comendo de colher honrando seu lar, seu lugar de trabalho para que Héstia esteja sempre com você.