Vassouras

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Caldeirão de Cerridwen

 

Cerridwen ou Ceridween, deusa celta, esta ligada à morte e renascimento, fertilidade, regeneração, inspiração, magia, astrologia, ervas, poesia, encantamentos e conhecimento. Seu consorte é Cernunnos e juntos representam a dualidade da natureza.

Seu caldeirão representa o poder máximo, pois como era o lugar onde ela criava suas poções, Cerridwenportanto a criação da natureza. Os bardos celtas saiam em busca do Caldeirão de Cerridwen como iniciação. Alguns acreditam que desta lenda que originou a busca do Graal.

Cerridwen também foi casada com o gigante Tegid e tinha dois filhos, uma linda donzela, Creirwy e um rapaz feio, Avagdu. Para ajudar seu filho, Cerridwen fez uma poção que duraria 1 ano e 1 dia e para isto seu assistente, Gwion deveria mexer. Acidentalmente gotas da poção espirraram na mão dele que levou a boca. Neste instante Cerridwen começa a perseguir Gwion, até ele se transformar num grão de trigo e ela numa galinha o engolindo, resultando o nascimento de Taliesin.

Eu comprei na viagem uma faca de chef e coloquei o nome dela. Fiquei com medo de ter colocado o nome errado. No dia seguinte no hotel, descobri pelo google que o nome estava certo. Quando o consagrei me cortei. Engraçado que neste momento meio que me liguei ao lado cruel de Cerridwen, o matar o animal. O sangue antes do fogo. Terça vieram uns amigos para cozinhar e os dois manejavam as facas muito bem. Ontem fazendo uma receita de cogumelos e a chamando, senti que finalmente entendi como sua faca funcionava. Ainda tenho um caminho para seguir. Mais acho que estou incorporando este aprendizado da transformação através da cozinha. Aqui vai a receita para esta linda deusa e o mel no meio do queijo, representa também a compaixão.

Caldeirão de Cerridwen

Ingredientes:

· 1 bandeja de cogumelos paris in natura257

· 1 cebola roxa pequena picada

· 300 gr queijo gruyere cortado em cubinhos

· Sal e pimenta moída na hora

· Mel

· Bacon

Modo de preparo:

Limpe os cogumelos, tire os cabinhos com a mão e reserve. Numa frigideira cozinhe a cebola roxa, em seguida junte os cabinhos do cogumelo picados até cozinhar bem. Numa vasilha junte a cebola, o queijo, sal, pimenta e um fiozinho de mel. Cozinhe o bacon mais não doure demais. Reserve.

Numa assadeira untada, coloque os cogumelos. Coloque a mistura de queijo e enfeite com o bacon. Coloque no forno a 180° C até que o queijo derreta. Consagre a grandes transformações da vida.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Guia do Mochileiro Mágico

 

Bom acabei de voltar do maravilhoso Rio Grande Sul. Amei a comida, as tradições e especialmente 008como os gaúchos vem o mundo. Aqui vou colocar umas dicas mágicas para se fazer uma boa viagem mágica. Primeiramente vou explicar que tenho o que Raven Grimassi chama de Nanta Bag, um saquinho com elementos mágicos para se usar em qualquer situação. Eu dei uma boa simplificada e tenho um Nanta Bag muito básico, diferente do original que tem: 1 varinha ou a própria semente da árvore, 1 pentagrama cunhado em uma moeda, 1 pedra representando a terra, 1 pena representando o ar, 1 incenso, 2 velas pequenas brancas, 1 pedaço de corda com os nós, 1 pequeno copinho para o licor, 1 pequena concha, 1 símbolo da deusa, 1 porção de sal, algumas ervas, seu objeto de poder pessoal, que pode ser um amuleto e 1 cristal. No meu apenas tenho velinhas de aniversário, 1 vidrinho de azeite e 1 caixa de fósforo. Coloco na minha bolsa e quando preciso acendo. Como em viagens internacionais é proibido levar líquido na bolsa eu sugiro colocar na mala de roupa assim evita transtornos.

Vamos para as dicas de boa viagem:

  • Se possível, chegando no seu quarto de hotel acenda uma vela e peça para que você se divirta bem para Bastet e Hathor, para sua viagem estar protegida para Atlas, Cronos, Hermes e D. Hecate e para que família e amigos se precisarem ligar por algum motivo seja nas horas adequadas.Mary_Poppins_by_ladynauriel
  • Quando sair, tente sentir além da região, cultura, culinária e grupo se você estiver com algum, a Deusa nesta região. Tente absorver o local. Por exemplo, vi o plátano uma folha que representa Perséfone por toda Gramado. Como também teve o inverso o lado negro, quando andamos na Cascata do Caracol, me senti vulnerável, um ser pequeno e frágil diante da natureza. Contei para minha amiga, a explicação veio simples e rápida: “oras, você estava com o lado Kore (Perséfone antes do rapto de Hades), portanto achar que qualquer momento do chão se abriria um cavalo negro com Hades para te pegar.”
  • Tentei ouvir os deuses ao máximo para trazer lembranças mágicas para amigos e para mim mesma. Aqui alguns exemplos: uma faca de chef com nome de Cerridwen, uma faca tipo adaga com o nome de Odin, um chapéu de pelos tipo russo para uma filha de Bastet, um ovinho pintado como casa alemã para Eostre e uma romã de madeira maciça para Perséfone. É uma lista simplificada, mais com praticidade e conexão você pode trazer mimos mágicos de viagem.
  • Por fim, antes de partir, acenda a vela e agradeça tudo que você aprendeu, se divertiu e comeu durante a viagem. Eu abri com a frase: “Feliz Encontro. Feliz Partida” (Merry Meet, Merry Part). E mesmo depois de ter agradecido, ainda recebi de bônus extra um jantar de fondue com um casal de amigos.

E quando for viajar o principal é se auto conhecer um pouquinho pois facilitará na hora de gastar, ficar cansado ou de mau humor. Enfim humildade, curiosidade e conexão com os deuses são as palavras de ordem. E Feliz Partida!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bolo Oba Estou de Férias!!!

 

Estou de férias e como boa workaholic estava sentindo falta de meus livros de culinária, estantes e mesas. Até desacelerar demora um pouquinho. Em meio a uma programação a uma viagem para a Serra Gaúcha, economizar e relaxar é um ato árduo. Depois de vários surtos até de tê-los a gente cansa. Então acabei entrando em contato com uma deusa deliciosa Bast. Procurando algumas receitas para por aqui entre um Macarrão de Hermes para Boa Viagem e um Bolo de Café, não achando nenhum deus ou receita digna para postar ou fazer. Até que senti a própria Bast me perguntando qual era meu ingrediente doce favorito: a resposta Nutella, então veio a receita todinha na cabeça, um Bolo Simples de Baunilha com um Ganache de Nutella e M&M’s Mini enfeitando.

Bastet_Egyptian_Goddess_by_spaztic_demonBastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato”), deusa egípcia associada a fertilidade e mulheres grávidas. Tendo poderes sobre os eclipses solares. Quando os gregos tomaram o Egito, Bast foi associada a Artêmis, deixando de ser uma deusa solar para se tornar lunar. Bast esta presente desde a II Dinastia. Representada como uma mulher com cabeça de gato, um sistro numa mão (instrumento musical). Ás vezes com um grande brinco, um colar e um cesto cheio de gatos. Ás vezes sua representação é simplesmente um gato.

Minha melhor amiga é filha desta maravilhosa deusa. É bem simples caracterizar são normalmente pessoas alegres, contam piadas diante de situações trágicas, adoram dançar, comer doces, se vestir muito bem (poucas pessoas sabem mais Bast muda de forma) e outra marca registrada compradoras compulsivas. Trazem um auto conhecimento meio comédia stand-up de ser. Uma atriz que provavelmente é filha dela é Isla Fisher  de “Delírios de Consumo de Becky Bloom”. Aqui vai a receitinha. Bom divertimento!

Bolo Oba Estou de Férias!!!

Ingredientes:

· 2 xícara(s) (chá) de farinha de trigo

· 1 xícara(s) (chá) de açúcar

· 1 colher(es) (sopa) de margarina 035

· 1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó

· 4 unidade(s) de ovo

· 1/2 xícara(s) (chá) de leite

· 1/2 colher (es) (sopa) de essência de baunilha

Cobertura Fazendo Coisas Gostosas

· 1 Vidro de Nutella

· ½ lata de Creme de Leite

· 1 colher (sopa) manteiga

· 1 vidrinho M&M’s Mini

Modo de Preparo:

Numa tigela, misture a farinha e o fermento. No liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, a margarina, e o leite. Bata por 2 minutos e despeje sobre a farinha com fermento. Misture bem, junte a baunilha e misture mais um pouco. Coloque a massa em fôrma de cone untada e enfarinhada. Asse por 35 minutos em forno pré-aquecido.

Cobertura Fazendo Coisas Gostosas

Coloque num refratário a Nutella, creme de leite e a manteiga. Leve ao micro-ondas misturando de 20 em 20 segundos. Quando formar uma cobertura, coloque em cima do bolo e enfeite com os M&M’s. Consagre a Deusa da Alegria e Felicidade!