Vassouras

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Odisséia de Odisseu

 

Minha lembrança mais antiga de quando quis virar pagã foi durante uma aula na escola sobre como os gregos viviam. Claro que a história que a professora usava para nos prender a atenção era a Odisséia de Homero. Foi meu primeiro contato com os deuses e heróis gregos.

Homero descreve as aventuras da Guerra de Tróia em Ilídia, e o retorno de Odisseu para sua volta pra casa na Odisséia. A história resumida: Tíndaro queria casar sua filha, Helena, e escolheu Menelau O-CANTO-DAS-SEREIAScomo genro. Com o sequestro de Helena, Odisseu foi chamado, e lá se tornou um herói, tendo até mesmo ajudado a construir o Cavalo de Tróia. Acabada a guerra, Odisseu é papel principal no segundo livro,  que conta as aventuras de seu longo retorno para Ítaca, ilha grega em que ele era rei. Um dos trechos mais marcantes é quando as sereias, com seu canto doce, tentam seduzir os marinheiros, que não morerram afogados porque Odisseu astutamente coloca cera nos ouvidos de seus marujos para que não ouvissem e nem se seduzissem, e se amarra no mastro, sem cera, porque não ia querer perder o show de sedução das sereias. Penélope espera Odisseu fielmente, mais seu pai insiste tanto que se casasse novamente que ela resolve se casar, mas que esperassem ela terminar uma peça de seu tear. Para adiar o máximo possível o acontecimento, toda noite ela desfazia em segredo o seu trabalho, para assim dar tempo para seu amado marido regressar. Odisseu retorna para casa, disfarçado de mendigo, e seu cachorro é o único a reconhecer. Finalmente ele mata os pretendentes de sua amada e volta a reinar em sua cidade.

Fizemos então um pequeno banquete: de entrada, barquetes em formato de concha com uma mistura de camarão, honrando as sereias. De prato principal uma torta irlandesa representando o Cavalo de Tróia. E para encerrar, um flan  representando a tecelagem de Penépole.

Barquete Encanto das Sereias

Ingredientes:

· 1 pacote de barquetes

· 1 pacote de camarão descascado e congelado (400 gr)sereias

· ½ cebola roxa

· ¼ vidro de leite de coco

· 1 vidro maionese

· Sal e pimenta do reino moída na hora

· Vinho branco ou espumante glam

Modo de Preparo:

Separe uns 10 camarões inteiros e cozinhe na manteiga até dourar. Reserve.

Numa panela cozinhe a cebola roxa picada, acrescente o camarão picado até dourar, coloque o espumante ou vinho branco, leite de coco e o sal e pimenta. Espere diminuir o liquido.

Numa vasilha misture o liquido e a maionese até formar uma pasta (um pouco mais mole que a maionese). Coloque nas barquetes com os camarões em cima. Consagre as sereias.

Torta Cavalo de Tróia

Ingredientes:

· 1 pacote de massa folhada 008

· 1 pacote de carne moída

· 1 batata com casca

· 1 cebola 

· 4 dentes de alho

· Manteiga

· Sal

· Pimentas cavalo

· Nos moscada

· 1 pacote de bacon

· ½ bandeja de cogumelos paris

· 1 garrafa de cerveja preta

· 1 gema de ovo com agua para untar

· Farinha de trigo para trabalhar com a massa

Modo de Preparo:

Abra a massa, com ajuda da farinha para não grudar, enforme a bandeja untada na manteiga e farinha.

Corte as batatas em cubinhos e doure na manteiga com sal. Reserve em um pirex.

Na mesma panela, jogue metade da carne moída e bacon e espere fritar. Jogue depois a cebola picada, o alho e os temperos. Depois que ficar pronto, reserve no mesmo pirex das batatas. 

Na mesma panela, ferva a cerveja até reduzir pela metade. Quando reduzir, jogue a carne com as batatas na redução e espere evaporar. Em outra panela, jogue os cogumelos picados na manteiga. Ele irá soltar agua. Espere essa agua evaporar.

A carne com a batata e a cerveja e os cogumelos serão os recheios da torta. Coloque-as na assadeira com a massa e tampe com mais massa.

Pincele tudo com o ovo misturado agua para que fique dourado depois de assado.

Coloque no forno pré-aquecido por mais ou menos uma hora, ou até a massa dourar.

Mousse Espera de Penélope

Ingredientes:

· 1 lata de leite condensado

· 1 lata de creme de leite

· 3 colheres (sopa) água de flor de laranjeira002

· 1 pacote de gelatina sem sabor

· 5 colheres (sopa) água gelada

Cobertura Novelo:

  • Mel
  • Agua flor de laranjeira
  • Endro

Modo de Preparo:

Num copo coloque a gelatina sem sabor com 5 colheres de água gelada, misture bem. Leve no micro-ondas por 15 segundos e reserve. Num liquidificador coloque o leite condensado, o creme de leite e a flor de laranjeira e bata bem. Junte a gelatina e bata mais um pouco. Coloque numa vasilha untada com água gelatina e leve na geladeira. Deixei por 3 dias.

Cobertura Novelo:

Junte a agua de flor de laranjeira, o mel e o endro e cozinhe até formar uma calda.

Coloque na mousse e sirva a seguir.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Jornada de Orfeu

 

Meu amigo estava frustrado e resolvemos trabalhar com a frustação como o todo. Então veio o nome do semi-deus Orfeu. Orfeu, filho da musa Calíope e do deus Apolo, que lhe deu uma lira. Sendo um dos argonautas a pedido de Jasão em busca do Tosão de Ouro, que na viagem de volta com o som de sua lira silenciou o canto das sereias, responsável por naufrágio de inúmeras embarcações.

Orfeu apaixona-se perdidamente por Eurídice e casa-se com ela. Até que um apicultor Aristeu tenta seduzi-la fugindo de suas investidas, ela tropeça numa serpente que a morde a mata. Transtornado Orfeu[1]de dor, Orfeu vai descendo ao Submundo. Primeiro convence Caronte, o barqueiro a leva-lo vivo ao Rio Estinge. Em seguida adormece o feroz Cérbero, cão de três cabeças que guarda os portões. Enquanto passa pelo Hades o toque de sua lira alivia a dor dos condenados e domina monstros.

Finalmente Orfeu chega ao Palácio de Hades e cara a cara com o deus do submundo conta sua triste estória. Comovida Perséfone, convence o marido a libertar Eurídice. Hades deixa com apenas uma condição Orfeu jamais poderia olhar para trás até que sua esposa estivesse sob a luz do sol.

Orfeu parte pela trilha íngreme tocando músicas alegres e que celebravam a vida, para encaminhar a sombra de Eurídice. Até que por um momento de insegurança se vira para se certificar se Eurídice o estava seguindo. Por um segundo ele vê sua amada esposa, saindo do túnel escuro, perto da vida outra vez. Então ela vira um fantasma e volta ao reino dos mortos. Orfeu fica sete dias a margem do rio, sem comer e sem dormir, suplicando a volta de Eurídice.

Salmão representa muito o submundo então foi usado mel (representando o apicultor Aristeu) e mostarda com farinha e ervas. Para acompanhar berinjela, abobrinha temperados com um tempero Cajun (tempero de New Orleans, berço do Blues). De sobremesa fizemos um docinho em homenagem a doçura de Eurídice, como romã é um elemento do submundo fizemos uma mousse e para acompanhar um caramelo com aceto balsâmico.

Eurídice Enterrada

Ingredientes:

· 1 salmão com pele (500 grs.)

· Mostarda Dijon013

· Mel

· 1 colher (sobremesa) manteiga

· Farinha de rosca

· Orégano e Tomilho frescos

· Queijo Fresco (queijo farinhento)

· Sal e pimenta moída na hora

Modo de Preparo:

Numa vasilha misture a mostarda, o mel e a manteiga. Reserve.

Num processador misture a farinha, o tomilho, o orégano e o queijo. Reserve.

Lave o salmão e tempere com sal e pimenta. No lado da pele passe a mistura de mostarda. Coloque numa assadeira com papel alumínio e azeite o salmão. Coloque a mistura de mostarda e em seguida a mistura de farinha. Deixe no forno a 180º C por mais ou menos 20 minutos ou até ficar rosado por dentro. Sirva a seguir.

 

Ratatouille de Orfeu

Ingredientes:

  • Azeite.
  • Manteiga. 016
  • 4 dentes de alho.
  • 1 cebola.
  • 2 colheres de sopa do tempero Cajun da Bombain
  • 1 cogumelo paris máximo, aqueles gigantes.
  • 1 berinjela.
  • 1 abobrinha italiana.
  • 1\2 pimentão vermelho, 1\2 do verde e 1\2 do amarelo.
  • 2 tomates.
  • Ramos de tomilho e orégano.

Modo de Preparo:

Numa wok, esquente o azeite e jogue as berinjelas. Deixe fritando por 3 ou 4 minutos, depois adicione o alho picado, a cebola picada e depois a manteiga. Deixe fritando, depois adicione o cogumelo paris picado também. Espere o cogumelo soltar um pouco de água, depois jogue o tomate picado, depois a abobrinha, e por último os pimentões cortados. Coloque o tempeiro cajun e depois os ramos de tomilho e orégano, e deixe tudo fervendo por uns 20 minutos, mexendo às vezes. Não precisa secar completamente. Depois retire os ramos de tomilho e orégano e sirva.

Mousse Eurídice no Submundo

Ingredientes:

· 1 lata de leite condensado

· 1 lata de creme de leite019

· Sementes de romã

· 1 pacote de gelatina sem sabor

Calda de Aceto Balsâmico

· 100 ml de aceto balsâmico

· 100 grs. Açúcar

· 1 colher (sobremesa) de baunilha

· 1 colher (sobremesa) margarina

Modo de Preparo:

Coloque a gelatina sem sabor misturada com 5 colheres de sopa de agua gelada. Coloque no microondas por 15 segundos e reserve. Num liquidificador misture o creme de leite, o leite condensado e as sementes de romã, em seguida misture a gelatina. Peneire a mistura. Numa forma de plástico já molhada com água gelada, coloque a mistura. Deixe gelar de um dia para o outro.

Calda de Aceto Balsâmico:

Numa panela misture o aceto, o açúcar, margina e baunilha. Deixe cozinhar mexendo sempre por mais ou menos 10 minutos.