Vassouras

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Comemoração de Ostara

 

9824fa3515_42937424_o2Ostara, a nossa linda Primavera, comemorada no dia 21 de Setembro no hemisfério Sul e 21 de Março no Hemisfério Norte. Relacionada as deusas Ostara (deusa alemã da fertilidade) e Eostre (deusa saxônica da fertilidade), época de cultivarmos a ressurreição e o renascimento, representados pelo coelho. Os ovos são sempre usados para decoração e como alimento. O ato de colorir e pintar ovos é mais antigo que se possa imaginar. No Leste europeu, os ortodoxos transformavam ovos em obras de arte. Eduardo I da Inglaterra presenteava seus súditos preferidos com ovos banhados a ouro. Luís XIV da França foi o precursor de se fazer ovos artificiais, de madeira, porcelana ou metal, alegrando os presenteados. Estas tradições inspiraram Carl Farbergé na criação dos valiosos Ovos Fabergé. Usamos flores, velas com as cores verde, amarelo e branco. Neste sabbat resolvemos usar capuchinha, a florzinha comestível da moda e ovos. O cardápio foi Spring Eggs (versão primaveril do Devil Eggs), Pernil com várias flores e mel e para encerrar um Creme de Ovos.

Spring Eggs

Ingredientes:

· 8 ovos

· 1 limão

· Flores de chá020

· Água

Recheio:

· 8 gemas cozidas

· Maionese

· 1 colher (chá) mostarda Dijon

· 1 colher (chá) mel

· Sal e pimenta moída na hora

Modo de Preparo:

Cozinhe os 8 ovos com flores de chá, 1 limão cortado ao meio para não manchar a panela. Quando começar a ferver, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos. Depois descasque, espere os ovos esfriarem e reserve.

Recheio

Corte os ovos ao meio, reserve as claras e retire as gemas cozidas. Junte todas as gemas numa tigela com a mostarda, mel, sal e pimenta. Amasse as gemas e misture bem com a maionese. Coloque o resultado num saco de confeiteiro e recheie as claras cozidas cortadas ao meio.

Pernil de primavera

Esse prato ainda está em estudos. Aqui nós testamos não só temperos, mas perfumes, por isso a grande quantidade de temperos.

Ingredientes:

· Uma peça de pernil

· Um maço de alecrim

· Chá de camomila

· Anis estrelado027

· Alho

· Noz Moscada

· Bastante mel

· Pimenta fresca sem sementes (lembre-se que queremos apenas os aromas, não o ardido)

· Flor de sal

Para o recheio do pernil:

· Cogumelos shiitake

· Queijo brie

· Manteiga

Modo de Preparo:

Refogue os cogumelos na manteiga, espere a água evaporar. Quando esfriar um pouco, misture com o queijo brie picado. Depois, num socador, moa o anis estrelado, a flor de sal, a pimenta, o alho, a noz moscada já em pó, e por último coloque o mel. Corte no pernil duas cavidades, a partir do meio e indo para as beiradas, como se fossem dois bolsos, onde ficará o recheio. Passe todo o mel com temperos no pernil, besuntando-o por completo, inclusive nos bolsos. Depois recheie os bolsos do pernil com o cogumelo e o queijo. Antes de colocar na assadeira, pegue os ramos de alecrim inteiros e coloque em volta da peça de pernil, grudado a ela com o mel. Aconselhamos até mesmo amarrar o alecrim com linhas, caso você tenha. Em volta da bandeja, coloque o chá de camomila, que vai deixar tudo ainda mais aromático. Asse por 1 horas e meia coberto por um papel alumínio, e depois mais meia hora sem o papel.

Creme de Ovos

Ingredientes:

· 3 ovos

· 75 g de açúcar041

· 1 colher (chá) essência de baunilha ou pasta de baunilha

· 300 ml de creme de leite fresco

· 150 ml de leite

· Noz-moscada ralada na hora para polvilhar

Modo de Preparo:

1. Coloque os ovos, o açúcar e a essência ou pasta de baunilha numa tigela e misture. Esquente o creme de leite em uma panela, mas não deixe ferver. Despeje a mistura sobre os ovos, mexendo bem. Passe por uma peneira e coloque num recipiente.

2. Coloque a mistura em um refratário raso com capacidade para 750 ml ou em 6 tigelas individuais de 150 ml e polvilhe com noz-moscada.

3. Coloque num refratário ou as tigelas individuais em uma assadeira e preencha até 1,5 cm de altura da assadeira com agua fervente. Transfira com cuidado para o forno pré-aquecido a 150°C e asse em banho-maria até que fique firme, pode levar uns 40 minutos. Espere esfriar e sirva. Se quiser coloque mel e flores como capuchinhas.