Como uma filha da Deusa Perséfone não poderia deixar esta data em branco. O Mabon é celebrado na Segunda Colheita que acontece entre a Primeira Colheita, Lammas e o Ano Novo Pagão (Samahain). No Hemisfério Norte é comemorado no dia 22 de setembro e no Hemisfério Sul no dia 20 de Março. Este Sabbat esta ligado aos Deuses Perséfone, Modron e Mabon, o deus celta do amor. Na ocasião, pedimos ajuda aos nossos antepassados e pela cura de doentes. É também um bonito Sabbat em que agradecemos a nossa colheita e bons frutos do nosso ano. Altares e mesas de Outono sempre são amarelinhas. Data propícia para se conhecer profundamente, pois o deus caminha para a morte com sabedoria. Os rituais estão ligados a limpeza, harmonia e mergulho no eu interior. Então, eu e meu amigo Alan (filho de Odin), fizemos um cardápio dos deuses: Salmão ao Molho de Romã. Depois de mais 5 anos, finalmente fiz uma receita para Perséfone, Arroz com 7 grãos, várias linguiças e tomate, sendo em honra a Odin e deuses de Mabon. Para acompanhar Papilote de Cogumelo que harmonizamos com a deliciosa Cerveja Colomba e para sobremesa Ovos de Aveiro.
Salmão a Rapto de Perséfone
Ingredientes:
· Azeite
· Mel
· Gotas de baunilha (opcional)
· Sal e pimenta moída na hora
· Endro
Molho de Romã:
· 1 cebola roxa picada
· 2 romãs (só semente)
· 250 ml de vinho tinto
· Mel
· Creme de Leite
· Pimenta moída na hora
· 100 gr manteiga
· Sal
Modo de Preparo:
Tempere a peça inteira de salmão com sal, pimenta, gotas de mel, azeite e endro. Deixe marinar por mais ou menos 1 hora. Sele numa frigideira quente até formar casquinha dos 2 lados. Cozinhe o restante numa assadeira a 180 º C por mais ou menos 15 minutos com papel alumínio cobrindo o salmão. Reserve.
Molho de Romã:
Cozinhe na manteiga com a cebola até ficar transparente. Adicione as sementes de romã, mel e o vinho e ferva até diminuir a metade do caldo. Acrescente o creme de leite e espere diminuir até metade do caldo. Num liquidificador acrescente a manteiga e o sal. Bata bem e se quiser decore com sementes de romã. Consagre o autoconhecimento a Perséfone.
Arroz do Peregrino
· 1 xícara arroz 7 grãos
· 3 xícaras de água
· 2 dentes de alho amassados
· Azeite
· Linguiças (todos os tipos: calabresa, defumada, apimentada, paio).
· Endro
· ½ xícara de farinha de milho em flocos
· 2 pimentas dedo de moça sem sementes picada
· 10 tomates cereja
· Sal
Modo de Preparo:
Fritar o alho até ficar transparente acrescente o arroz por pouco tempo. Adicione as 3 xícaras de água até ferver, em seguida abaixe o fogo e tampe a panela por mais ou menos 30 minutos. Depois que estiver pronto, desligue o fogo e acrescente a farinha.
Numa outra panela frite as linguiças com a pimenta. Coloque-as no arroz e para decorar adicione tomates amassados rusticamente. Consagre a Deuses de Mabon.
Cogumelos Aonde
· 300 gr de cogumelos (paris ou shiitake)
· 2 dentes de alho picados (se possível também em conserva)
· 2 pimentas dedo de moça picadas
· Sal
· 1 pelota de manteiga
· Endro
Modo de Preparo:
Lave bem os cogumelos e misture o alho, sal, pimentas e endro. Pegue um papel alumínio e adicione a mistura com uma pelota de manteiga. Feche muito bem e coloque num prato refratário. Deixe no forno a 180 º C por mais ou menos 45 minutos.
Que venham novas colheitas e aprendizados!!!!
Feliz Mabon, feliz segunda colheita a todos.
ResponderExcluirDANUSA, parabens pela iniciativa, pela cara dos pratos parece tudo gostoso...
ResponderExcluirFeliz Mabon!!! Bjaum de seu amiguinho Mago... Julio César Brugnari.