Vassouras

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Jornada de Orfeu

 

Meu amigo estava frustrado e resolvemos trabalhar com a frustação como o todo. Então veio o nome do semi-deus Orfeu. Orfeu, filho da musa Calíope e do deus Apolo, que lhe deu uma lira. Sendo um dos argonautas a pedido de Jasão em busca do Tosão de Ouro, que na viagem de volta com o som de sua lira silenciou o canto das sereias, responsável por naufrágio de inúmeras embarcações.

Orfeu apaixona-se perdidamente por Eurídice e casa-se com ela. Até que um apicultor Aristeu tenta seduzi-la fugindo de suas investidas, ela tropeça numa serpente que a morde a mata. Transtornado Orfeu[1]de dor, Orfeu vai descendo ao Submundo. Primeiro convence Caronte, o barqueiro a leva-lo vivo ao Rio Estinge. Em seguida adormece o feroz Cérbero, cão de três cabeças que guarda os portões. Enquanto passa pelo Hades o toque de sua lira alivia a dor dos condenados e domina monstros.

Finalmente Orfeu chega ao Palácio de Hades e cara a cara com o deus do submundo conta sua triste estória. Comovida Perséfone, convence o marido a libertar Eurídice. Hades deixa com apenas uma condição Orfeu jamais poderia olhar para trás até que sua esposa estivesse sob a luz do sol.

Orfeu parte pela trilha íngreme tocando músicas alegres e que celebravam a vida, para encaminhar a sombra de Eurídice. Até que por um momento de insegurança se vira para se certificar se Eurídice o estava seguindo. Por um segundo ele vê sua amada esposa, saindo do túnel escuro, perto da vida outra vez. Então ela vira um fantasma e volta ao reino dos mortos. Orfeu fica sete dias a margem do rio, sem comer e sem dormir, suplicando a volta de Eurídice.

Salmão representa muito o submundo então foi usado mel (representando o apicultor Aristeu) e mostarda com farinha e ervas. Para acompanhar berinjela, abobrinha temperados com um tempero Cajun (tempero de New Orleans, berço do Blues). De sobremesa fizemos um docinho em homenagem a doçura de Eurídice, como romã é um elemento do submundo fizemos uma mousse e para acompanhar um caramelo com aceto balsâmico.

Eurídice Enterrada

Ingredientes:

· 1 salmão com pele (500 grs.)

· Mostarda Dijon013

· Mel

· 1 colher (sobremesa) manteiga

· Farinha de rosca

· Orégano e Tomilho frescos

· Queijo Fresco (queijo farinhento)

· Sal e pimenta moída na hora

Modo de Preparo:

Numa vasilha misture a mostarda, o mel e a manteiga. Reserve.

Num processador misture a farinha, o tomilho, o orégano e o queijo. Reserve.

Lave o salmão e tempere com sal e pimenta. No lado da pele passe a mistura de mostarda. Coloque numa assadeira com papel alumínio e azeite o salmão. Coloque a mistura de mostarda e em seguida a mistura de farinha. Deixe no forno a 180º C por mais ou menos 20 minutos ou até ficar rosado por dentro. Sirva a seguir.

 

Ratatouille de Orfeu

Ingredientes:

  • Azeite.
  • Manteiga. 016
  • 4 dentes de alho.
  • 1 cebola.
  • 2 colheres de sopa do tempero Cajun da Bombain
  • 1 cogumelo paris máximo, aqueles gigantes.
  • 1 berinjela.
  • 1 abobrinha italiana.
  • 1\2 pimentão vermelho, 1\2 do verde e 1\2 do amarelo.
  • 2 tomates.
  • Ramos de tomilho e orégano.

Modo de Preparo:

Numa wok, esquente o azeite e jogue as berinjelas. Deixe fritando por 3 ou 4 minutos, depois adicione o alho picado, a cebola picada e depois a manteiga. Deixe fritando, depois adicione o cogumelo paris picado também. Espere o cogumelo soltar um pouco de água, depois jogue o tomate picado, depois a abobrinha, e por último os pimentões cortados. Coloque o tempeiro cajun e depois os ramos de tomilho e orégano, e deixe tudo fervendo por uns 20 minutos, mexendo às vezes. Não precisa secar completamente. Depois retire os ramos de tomilho e orégano e sirva.

Mousse Eurídice no Submundo

Ingredientes:

· 1 lata de leite condensado

· 1 lata de creme de leite019

· Sementes de romã

· 1 pacote de gelatina sem sabor

Calda de Aceto Balsâmico

· 100 ml de aceto balsâmico

· 100 grs. Açúcar

· 1 colher (sobremesa) de baunilha

· 1 colher (sobremesa) margarina

Modo de Preparo:

Coloque a gelatina sem sabor misturada com 5 colheres de sopa de agua gelada. Coloque no microondas por 15 segundos e reserve. Num liquidificador misture o creme de leite, o leite condensado e as sementes de romã, em seguida misture a gelatina. Peneire a mistura. Numa forma de plástico já molhada com água gelada, coloque a mistura. Deixe gelar de um dia para o outro.

Calda de Aceto Balsâmico:

Numa panela misture o aceto, o açúcar, margina e baunilha. Deixe cozinhar mexendo sempre por mais ou menos 10 minutos.

Um comentário:

  1. OLÁ....

    seu espaço é encantador.
    te seguindo, como não seguri uma delicia
    de espaço....voltarei posso?


    Feliz ano novo abraços.

    ResponderExcluir

Bola de Cristal