Vassouras

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Odisséia de Odisseu

 

Minha lembrança mais antiga de quando quis virar pagã foi durante uma aula na escola sobre como os gregos viviam. Claro que a história que a professora usava para nos prender a atenção era a Odisséia de Homero. Foi meu primeiro contato com os deuses e heróis gregos.

Homero descreve as aventuras da Guerra de Tróia em Ilídia, e o retorno de Odisseu para sua volta pra casa na Odisséia. A história resumida: Tíndaro queria casar sua filha, Helena, e escolheu Menelau O-CANTO-DAS-SEREIAScomo genro. Com o sequestro de Helena, Odisseu foi chamado, e lá se tornou um herói, tendo até mesmo ajudado a construir o Cavalo de Tróia. Acabada a guerra, Odisseu é papel principal no segundo livro,  que conta as aventuras de seu longo retorno para Ítaca, ilha grega em que ele era rei. Um dos trechos mais marcantes é quando as sereias, com seu canto doce, tentam seduzir os marinheiros, que não morerram afogados porque Odisseu astutamente coloca cera nos ouvidos de seus marujos para que não ouvissem e nem se seduzissem, e se amarra no mastro, sem cera, porque não ia querer perder o show de sedução das sereias. Penélope espera Odisseu fielmente, mais seu pai insiste tanto que se casasse novamente que ela resolve se casar, mas que esperassem ela terminar uma peça de seu tear. Para adiar o máximo possível o acontecimento, toda noite ela desfazia em segredo o seu trabalho, para assim dar tempo para seu amado marido regressar. Odisseu retorna para casa, disfarçado de mendigo, e seu cachorro é o único a reconhecer. Finalmente ele mata os pretendentes de sua amada e volta a reinar em sua cidade.

Fizemos então um pequeno banquete: de entrada, barquetes em formato de concha com uma mistura de camarão, honrando as sereias. De prato principal uma torta irlandesa representando o Cavalo de Tróia. E para encerrar, um flan  representando a tecelagem de Penépole.

Barquete Encanto das Sereias

Ingredientes:

· 1 pacote de barquetes

· 1 pacote de camarão descascado e congelado (400 gr)sereias

· ½ cebola roxa

· ¼ vidro de leite de coco

· 1 vidro maionese

· Sal e pimenta do reino moída na hora

· Vinho branco ou espumante glam

Modo de Preparo:

Separe uns 10 camarões inteiros e cozinhe na manteiga até dourar. Reserve.

Numa panela cozinhe a cebola roxa picada, acrescente o camarão picado até dourar, coloque o espumante ou vinho branco, leite de coco e o sal e pimenta. Espere diminuir o liquido.

Numa vasilha misture o liquido e a maionese até formar uma pasta (um pouco mais mole que a maionese). Coloque nas barquetes com os camarões em cima. Consagre as sereias.

Torta Cavalo de Tróia

Ingredientes:

· 1 pacote de massa folhada 008

· 1 pacote de carne moída

· 1 batata com casca

· 1 cebola 

· 4 dentes de alho

· Manteiga

· Sal

· Pimentas cavalo

· Nos moscada

· 1 pacote de bacon

· ½ bandeja de cogumelos paris

· 1 garrafa de cerveja preta

· 1 gema de ovo com agua para untar

· Farinha de trigo para trabalhar com a massa

Modo de Preparo:

Abra a massa, com ajuda da farinha para não grudar, enforme a bandeja untada na manteiga e farinha.

Corte as batatas em cubinhos e doure na manteiga com sal. Reserve em um pirex.

Na mesma panela, jogue metade da carne moída e bacon e espere fritar. Jogue depois a cebola picada, o alho e os temperos. Depois que ficar pronto, reserve no mesmo pirex das batatas. 

Na mesma panela, ferva a cerveja até reduzir pela metade. Quando reduzir, jogue a carne com as batatas na redução e espere evaporar. Em outra panela, jogue os cogumelos picados na manteiga. Ele irá soltar agua. Espere essa agua evaporar.

A carne com a batata e a cerveja e os cogumelos serão os recheios da torta. Coloque-as na assadeira com a massa e tampe com mais massa.

Pincele tudo com o ovo misturado agua para que fique dourado depois de assado.

Coloque no forno pré-aquecido por mais ou menos uma hora, ou até a massa dourar.

Mousse Espera de Penélope

Ingredientes:

· 1 lata de leite condensado

· 1 lata de creme de leite

· 3 colheres (sopa) água de flor de laranjeira002

· 1 pacote de gelatina sem sabor

· 5 colheres (sopa) água gelada

Cobertura Novelo:

  • Mel
  • Agua flor de laranjeira
  • Endro

Modo de Preparo:

Num copo coloque a gelatina sem sabor com 5 colheres de água gelada, misture bem. Leve no micro-ondas por 15 segundos e reserve. Num liquidificador coloque o leite condensado, o creme de leite e a flor de laranjeira e bata bem. Junte a gelatina e bata mais um pouco. Coloque numa vasilha untada com água gelatina e leve na geladeira. Deixei por 3 dias.

Cobertura Novelo:

Junte a agua de flor de laranjeira, o mel e o endro e cozinhe até formar uma calda.

Coloque na mousse e sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bola de Cristal