Vassouras

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sekhmet: a urgência de viver

 

A raiva na nossa sociedade atual é visto como algo censurável. Na verdade, é um sentimento que merece respeito como qualquer outro. Pensando nisso fizemos um almoço em honra a Sekhmet.

Sekhmet 3Conhecida também como Sekhmet, Sachmet, Sakhet, Sekmet ou Sakhmet (“a poderosa”) é a Deusa da vingança e das doenças. Sua imagem é uma mulher com véu e cabeça de leão. É considerada a patrona dos médicos, pois cura os males que ela mesma envia. É casada com Ptah (deus construtor) e tem um filho, Nefertem (deus do perfume). Muito cultuada na cidade de Mênfis, no Antigo Egito.

Um dia Rá enviou Sekhmet para castigasse a humanidade por sua desobediência. Sekhmet executou com tanta fúria que Rá para contê-la teve que embebedá-la com vinho e, em algumas versões, uma mistura de cerveja com romã para parecer com sangue. Então ela adormeceu e Rá a recolheu.

Então pensando em carne e cerveja nosso cardápio foi o seguinte: Carne Louca, Porco com Geleia de Pimenta e Brigadeiro de cerveja. Percebemos que esta deusa tem uma urgência de viver. Além de adorar uma presa.

Salsichas do Nilo

Compramos salsichas sem saber muito bem o que fazer com elas. Como não cabia no prato principal, resolvemos fazer uma pré-entrada, para comermos durante a preparação da comida. Muito simples, mas fica ótimo.

Ingredientes:025

· Salsichas alemãs de porco

· Mostarda Dijon

· Pimenta vermelha fresca picada sem sementes

· Queijo gorgonzola

· Noz Moscada

· Azeite

Preparo:

Esquente uma chapa de ferro. Quando estiver bem quente, corte a salsicha em rodelas e coloque para grelhar. Vire depois de alguns minutos para criar uma crosta dos dois lados. Depois de pronta, monte dessa forma: primeiro a salsicha, passe por cima mostarda Dijon, encaixe uma lasca de queijo grudada na mostarda, salpique a pimenta, a noz moscada, e por último regue com azeite.

Carne Louca

Ingredientes:

· 400 gr de fraldinha

· 150 ml cerveja preta029

· 2 folhas de louro

· 2 colheres (sopa) cerveja preta

· 2 colheres (sopa) vinagre de vinho tinto

· ½ cebola roxa cortada em fatias finas

· ½ pimentão amarelo cortadas em fatias finas

· ½ pimentão vermelho cortadas em fatias finas

· 3 cogumelos in natura cortados em fatias finas

Modo de Preparo:

Corte a fraldinha em três partes e sele numa panela com azeite. Retorne a panela coloque a cerveja em seguida coloque a agua e as folhas de louro e deixe ferver em fogo baixo por 1 ½ hora.

Enquanto isso corte a cebola, os pimentões e os cogumelos. Coloque numa frigideira a cebola e os pimentões até cozinharem. Em seguida junte os cogumelos. Coloque numa vasilha os legumes mais a cerveja e o vinagre.

Quando a carne cozinhar, espere esfriar e desfie. Junte com os legumes e teste o sal. Sirva com pão.

Caça pra leoa

A receita original que nós criamos é a que vai abaixo. Na hora do preparo, fizemos algumas modificações pontuais. Esteja livre pra faze-las também!

Ingredientes:

· Uma peça de lombo de porco cortado em mantas

· 2 Limões032

· 3 Cebolas roxas

· Azeite e manteiga pra fritar

· Meia garrafa de cerveja preta (beba o resto!)

· Pimenta

· Noz Moscada

· Sal

· Geleia de pimenta

· Queijo Gorgonzola

Preparo:

Deixe as mantas marinando no suco dos dois limões e no sal por algumas horas. Frite em uma panela as cebolas picadas, com o azeite e a manteiga. Frite também a pimenta. Jogue a cerveja e deixe reduzir até a metade. Depois coloque as mantas na cerveja, a noz moscada, e ferva, jogue também um pouco de água caso precise para cobrir toda a carne. Depois de uns 20 minutos, retire os pedaços de manta e coloque numa chapa bem quente, para grelhar. Se tiver aquelas grelhas de forno, melhor. Se for uma churrasqueira, mais perfeito ainda, desde que o fogo esteja bem alto. Não jogue aquela água com cerveja fora, pois ela será utilizada depois, deixe-a no fogo reduzindo. Depois que os lombos estiverem tostados e a cerveja com pimenta reduzida, já pode montar da seguinte forma: coloque a manta, cubra ela com a redução da cerveja (que estará bem forte, então cuidado!), depois coloque fatias do queijo e por último, em cima do queijo, passe a geléia de pimenta. Está pronto.

Sekhmet Encantada

Brigadeiro de Cerveja:

· 1 lata de leite condensado

· 150 ml de cerveja clara048

· 1 colher (sopa) manteiga

Para o doce:

· 1 colher (sopa) nutella para cada vasilha pequena

· 1 colher (sopa) licor de café para cada vasilha pequena

Modo de Preparo:

Numa panela junte a cerveja, o leite condensado e a manteiga. Misture até ficar no ponto de brigadeiro de colher, mais mole que o ponto de brigadeiro.

Em vasilha pequenas coloque 1 colher de sopa de nutella e 1 colher de 1 sopa de licor de café em cada uma. Em seguida coloque o brigadeiro de cerveja. Sirva gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bola de Cristal