Website Translation Widget

Vassouras

terça-feira, 17 de maio de 2011

A salvia salva!


Essa ervinha è muito conhecida por todos os cantos, mas será que todos conhecem e sabem o quão importante é essa planta?
Conheci a Salvia logo quando entre na bruxaria. Vi minha ‘madrigna’ colhendo umas folhas e colocando em pedaços dentro de uma garrafa de vinho , que depois foi embrulhada em um pano preto e escondido em um canto escuro da dispensa. Perguntei a ela o que era e ela me contou que aquilo era um tonico, que deveria deixar a garrafa ‘descansar’ por uma semana, e depois ser tomar aquele vinho todos os dias, uma dose ao acordar. Este tonico, segundo ela, é um remédio e tanto para prevenir doenças ‘ocasionais’ como gripe, resfriado, diarréia, dor de garganta entre outras..disse também que era um de seus segredinhos de saúde.
Um certo dia perguntei a ela o que eu poderia usar para fazer as pernas de minha mãe desinchai (pois elas incham pela idade), e lá vem ela com mais uma receita de 1 litro d’agua + duas colheres de sal + 5 folhas com flores da bendita Salvia.
Em uma outra ocasião, cozinhando com uma senhorinha de Treviso (Itália) aprendi que Salvia è ótima para temperar comidas como recheio de tortas, carne com batata, verduras em conserva e berinjela com azeite. Claro que deve ser usada em pequena quantidade, pois o sabor è forte e o uso excessivo dela pode minimizar o sabor real da comida e dos outros temperos também.
Certa vez, caminhando pelo jardim de um amigo (também de Treviso) reclamei que ultimamente tinha aparecido muitas aftas na minha língua, e ele me disse que poderia ser uma mà digestão pela mudança repentina de alimentação, e me disse que mastigar uma folha de Salvia durante 3 dias melhoraria muito isso.
Já passei tantas coisas com essa minha amiga Salvia, e em cada um desses momentos aprendi que ela è uma erva ‘x’, que pode ser usada tanto para curar como para temperar aquele cupim ao forno.
Agora vem o pulo da Strega (ou o pulo do Gato, como diz Ana Maria Braga hihihi):Para ser usado como tempero, prefiro o uso dela seca pois como è uma erva de gosto forte, sendo seca o sabor é mais “soft”.
Gosto muito de usar ela fresca para fazer escalda-pés na minha mãe. Para quem tem mà circulação e sofre de inchaço (grávidas principalmente) è uma ótima receita. Coloque umas folhas de Salvia em água quente com duas colheres de sal e deixe o pé de molho por uns 10 minutos massageando sempre!
O chá desta erva è ótimo também para quem tem retenção de líquidos durante a menstruarão, è anti-oxidante e um ótimo diurético!
Bom, fica aqui algumas dicas para vocês.
Se alguém tiver mais uma receitinha sobre essa erva, escreva pra gente ou mande um comentário.
E nunca se esqueçam, Salvia realmente SALVA!

3 comentários:

  1. Oi Hera!!!

    adorei as dicas e também tenho uma, foi dada por um dentista, o Dr.Romeo, ele ficava na escola que fiz o 1ºgrau, portanto faz tempo heheh ...., vamos ao que interessa.

    Fazer um chá com umas folhas de sálvia e colocar sal, é ótimo para quando estamos com o dente ou gengiva inflamados. A receita foi comprovada por mim mesma quando frequantava a cadeira do Dr.Romeo já na década de 70, um "velhinho" dentista simpático e sábio!!!!

    Beijinhos,
    Nancy

    ResponderExcluir
  2. tmb a prefiro seca!
    amo ervas.... e o Sr. Orégano?
    tenho um lindo, caindo em pencas!

    amei!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga gostaria de entender...
    Eu soube em muitos documentarios onde essa erva foi muito mensionada da histori chanel que essa erva chamada salvia
    Fora usadas como veneno que na época mitologica de cleopatra foi usada com exito por ela ... E que esse foi o segredo dela para matar muitas pessoas... Grata ...

    ResponderExcluir

Bola de Cristal